Teclado:
Menu Principal (accesskey:m)| Conteúdo (accesskey:c)

Controles de Acessibilidade: Formato Padrão (accesskey:f) | Formato acessível (accesskey:g) | Formato Preto & Branco (accesskey:h)

 

ALAE

 
 
   
 

Associação de Livre Apoio ao Excepcional



Eventos

Com o duplo propósito de promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e arrecadar recursos para a sustentabilidade e aprimoramento de seus projetos, a ALAE sempre procurou realizar diversos eventos em Juiz de Fora.
Eventos marcados por parcerias e colaborações da comunidade juizforana, sempre com o planejamento de uma competente equipe de voluntários e profissionais.
Somado a esses eventos, ressaltamos as festividades internas que têm como intuito de acolher e confraternizar a Família ALAE, além de promover a autonomia, independência e auto-estima de nossos assistidos.




Evento

1a Corrida da Inclusão

Local

Estadio Municipal, Largada às 8 hs.

Informações

Com mais de 1000 participantes inscritos, a primeira edição da Corrida e Caminhada – Todos pela Inclusão, organizada pela ALAE, movimentou o Estádio Municipal na manhã de domingo, 18. Muito mais do que uma corrida de rua, o evento tinha como objetivo principal fomentar a inclusão social. A programação contou com aquecimento, show da banda juiz-forana Etcoetera, premiação para os campeões nas categorias masculina e feminina e para deficientes, além de homenagens aos parceiros e patrocinadores da prova. Já os percursos se dividiram entre 6,2km e 4km, ambos com largada às 8h.

 

Para o coordenador geral do evento e voluntário da ALAE, José Mauro Cupertino, organizar a prova foi um grande desafio, que começou ano passado, quando a equipe da ALAE venceu o Desafio das Assessorias Esportivas, feito pela Camilo dos Santos, em uma corrida do Ranking: “Quando ganhamos sentimos uma responsabilidade muito grande perante os corredores e caminhantes, e também junto ao Grupo Camilo dos Santos, que nos levou a fazer tudo a partir do início desse ano para termos uma equipe participando de todas as corridas e também ter uma com o nome da causa da Inclusão Social, que é o que nós conseguimos”, comenta. Para José Mauro, essa união entre o esporte e a inclusão social é fantástica: “Não tenho dúvidas de que o esporte se não é a maior, é uma das maiores ferramentas de inclusão social”.  

 

No lugar mais alto do pódio

Em um percurso rápido de 6,2km, o campeão no geral masculino foi Robinson Gomes (Cria/UFJF), de apenas 18 anos: “A organização foi muito boa. Como treino na pista, prefiro percursos que são mais planos, como esse. Acho que ele também favorece quem é deficiente físico”. O atleta, que acumula títulos nacionais importantes no atletismo previa fazer a prova com 20 minutos, mas conseguiu abaixar o seu tempo e chegar com 19min42s.

Já no geral feminino a vencedora foi a veterana Mariângela Jenevain (Life&Lyle/ Gemacom Tech), 53, com 27min35s: “Gosto muito de participar de corridas que tem como objetivo ajudar o próximo. Estou sempre presente! O percurso plano favorece todo mundo, porque não tem morros e dá para participar tranquilo. Depois que você passa dos 5.0 e ainda consegue correr no meio dessa meninada e ganhar, é bom demais!”.

 

Pela Inclusão Social

Entre os participantes da prova estavam Vilma Maria e Juscelino Júnior, mãe e filho, que é um dos assistidos da ALAE. Ela diz que, sempre que possível, os dois estão sempre marcando presença nas corridas de rua: “O esporte é muito importante para a nossa vida, é saúde! Também tem a integração com as outras crianças. Meu filho gosta muito de vir para as corridas, acorda muito animado e correu o percurso todo hoje! A organização foi muito boa e agora, vamos participar das próximas corridas e festividades da ALAE”, comenta.

Já Francisco Condé, mora em Barbacena e foi convidado por amigos para participar da equipe de corrida da ALAE: “Essa instituiação faz um trabalho de inclusão muito bacana e agora, estamos aqui dando uma força para essa moçada e fazendo um pouco de atividade física. A prova foi maravilhosa, em uma manhã muito generosa, porque depois de um calor muito grande no sábado, hoje foi tudo nota 10. A união entre a inclusão social e o esporte é primordial!”.

Independente do tempo para completar a prova, idade ou classe social, uma coisa era visível em quem estava presente: o apoio à inclusão social. Um bom exemplo é o da corredora Arlete Fátima da Silva, que gosta de correr e tem uma prima que é portadora da Síndrome de Down: “Um motivo a mais para correr e apoiar a causa da Inclusão Social”, conta.

 

RESULTADO – GERAL MASCULINO

1º - ROBINSON GOMES DA SILVA JUNIOR - 19:42.0

2º - ANTONIO JOSÉ DA SILVA - 20:20.5

3º - NILMAR DOS SANTOS - 20:28.6

4º - FRANCISCO VERISSIMO PERROUT - 20:41.4

5º - NEEMIAS ALVES DA CRUZ - 20:43.4

 

RESULTADO – GERAL FEMININO

1ª - MARIANGELA DE PAULA JENEVAIN - 27:35.9

2ª - TAMIRES OLIVEIRA MOREIRA - 27:36.9

3ª - MARINA PEIXOTO FRÁGUAS - 28:17.8

4ª - NAYARA FÁTIMA MOREIRA NEVES - 28:45.5

5ª - ADRIANA RUSSI - 29:00.5

 

 

 
 

logotipo alae ALAE

 

Rua Delorme de Carvalho, nº53 - Bom Pastor
Juiz de Fora/MG - CEP:36021-000
Telefone: +55(32)3215-4628
©2012 ALAE - Associação de Livre Apoio ao Excepcional. Todos os direitos reservados.

logotipo da agência digital Ato interativo
Voltar ao topo